top of page
  • Foto do escritoranacef

Diretoria da ANACEF apoia Messias 0056 para o CA da Caixa no 2º turno

Votação acontece de 05 a 10/05


A partir de amanhã (05/05) os funcionários da Caixa voltam às urnas para eleger em 2° turno o Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Caixa.

O resultado do 1° turno foi vitorioso: os três primeiros colocados são engajados no movimento associativo e sindical, com histórico de lutas junto à categoria.

O terceiro mais votado foi o candidato apoiado pela ANACEF, Marcos Todt, que obteve um excelente desempenho, fazendo uma campanha de militância de base bem sucedida, mesmo com pouco dinheiro e contra duas super estruturas.

Neste segundo turno, os dois candidatos em disputa têm algumas diferenças importantes. Enquanto Eduardo é da mesma corrente sindical majoritária na Contraf e da qual também faz parte a atual Presidenta da Caixa, Rita Serrano, Messias é ligado à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiras) e conta com apoio mais amplo: desde a Federação Nacional de Gerentes e a CONTEC até a Intersindical, EnFrente, Bancários em Luta, BPM e MNOB (correntes sindicais que defendem firmemente a independência do movimento dos trabalhadores frente a partidos e governos, qualquer que seja o governo).

Às vésperas do pleito, recebemos com extrema preocupação a notícia de que o Comando Nacional – vale dizer, por imposição da corrente hegemônica que apóia o candidato Eduardo e controla, entre outras entidades, Contraf-Cut, Sindicato de São Paulo e a própria Fenae – deliberou pela não realização do Conecef em 2023. O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal é um importante espaço de debate e reúne a cada ano, desde 1985, centenas de bancários para elaborar sua pauta de reinvindicações e organizar a campanha salarial. Saúde Caixa, Funcef, Defesa da Caixa são temas constantes no Congresso, da mesma forma que, em outros momentos, as discussões resultaram em bem sucedidas campanhas pelo direito à sindicalização, pela reintegração de demitidos, por planos de cargos e salários.

A ANACEF entende que a amplitude do apoio a Messias, junto com sua trajetória histórica de luta sindical na Bahia, o credencia a ser um CA mais aberto a ouvir as reivindicações dos trabalhadores (o que já demonstrou ao aceitar a proposta do Todt e incorporar ao seu programa a luta pelo fim do teto de 6,5% da folha no Saúde Caixa). Por outro lado, consideramos problemático que o CA eleito seja do mesmo grupo político da Presidenta da empresa: isso pode gerar situações de conflito de interesse entre as demandas dos empregados e a política do governo. O cancelamento do Conecef, nosso principal fórum de discussão, depois de 39 anos sem interrupções, demonstra desde já a falta de compromisso com o necessário debate de todos os temas que afetam a vida dos empregados da Caixa.

Por tudo isso, a ANACEF declara o seu apoio ao candidato Messias Bastos - 0056 para Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Caixa.


Como votar:

Utilizar o mesmo login do site da Caixa para consulta ao saldo do FGTS ou acesso ao Sou Caixa e é necessário enviar um código de confirmação para o e-mail cadastrado.

Digitar o código recebido e acessar Votação

Candidatura apoiada pela ANACEF: Antônio Messias Rios Bastos

Número do candidato: 0056

Data: de 05 a 10 de maio.

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page