ENAV 2025 reúne 130 Avaliadores em dois dias de debates e formação
- anacef
- 3 de set.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

Colegas de todo o Brasil abordaram questões jurídicas e técnicas, perspectivas para o Penhor e participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da ANACEF
Realizado nos dias 30 e 31 de agosto, o Encontro Nacional dos Avaliadores de Penhor – ENAV 2025 – reuniu cerca de 150 participantes entre Avaliadores e convidados em um evento marcado por debates técnicos, formação e integração. A programação contou com sete blocos temáticos, incluindo palestras de especialistas e a posse da nova diretoria da ANACEF.
Abertura oficial e boas-vindas
O encontro foi aberto com as saudações da vice-presidente eleita da ANACEF, Fernanda Tamarozi Bernardes, que agradeceu a presença dos Avaliadores e dos parceiros que tornaram o evento possível.

Painel: Insalubridade e Previdência Social
O primeiro painel foi conduzido pelos advogados trabalhistas e previdenciários do escritório CCM Advogados, com experiência em ações voltadas à categoria bancária. Na primeira parte, os especialistas discutiram Insalubridade e Previdência Social, dando ênfase às mudanças na aposentadoria especial pós-reforma trabalhista.
Em seguida, os advogados trabalhistas falaram sobre a ação coletiva da ANACEF, inédita na categoria bancária, contra a obrigatoriedade de participação no GDP e Time de Vendas, em que obtivemos decisão favorável em primeira instância e com liminar para aplicação imediata. A juíza reconheceu que as atribuições dos Avaliadores estão restritas ao RH183, sendo vedada a cobrança para exercer quaisquer outras atividades e objetivos alheios àqueles exclusivamente vinculados ao Penhor e originariamente previstos na norma, incluindo a comercialização de produtos bancários.
(Mais detalhes serão publicados em matéria específica)


Outros assuntos tratados foram: quebra de caixa, Avaliador minuto, intervalo de 10 minutos a cada 50 trabalhados e ação por dano material - específica para quem está para se desligar da empresa ou se desligou há no máximo 2 anos.
Os advogados responderam a dúvidas gerais dos participantes e se colocaram à disposição para atender assuntos individuais e específicos.
O escritório pode ser contatado pelo telefone (51) 3211.4233 ou e-mail ccm@ccm.adv.br

A FUNCEF também esteve presente fazendo atendimento aos colegas e resolvendo dúvidas sobre previdência complementar.
Apresentação IBGM – Cursos em Gemologia
Na sequência, a geóloga e gemóloga Gracia Baião e o gemólogo Daniel Berringer, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), apresentaram os cursos disponíveis na Escola de Gemologia José Bonifácio de Oliveira em São Paulo e anunciaram o convênio recentemente firmado com a ANACEF, destacando oportunidades de qualificação para os Avaliadores.
Muito em breve teremos novidades para os associados!


Palestra: Diferenciação de Diamantes Naturais e Sintéticos
À tarde, o professor Thiago Motta Bolonini, do Curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrou palestra sobre diferenciação de diamantes naturais e sintéticos. O conteúdo técnico atraiu grande interesse dos Avaliadores e em breve estará disponível na área restrita do site da ANACEF.


Os conteúdos apresentados consolidam nossa atuação e aprofundam o conhecimento sobre o assunto, introduzindo de forma conceitual os cursos de reciclagem em avaliação de diamantes agendados para os próximos meses.
Visita mais que ilustre: Rita Serrano
Atendendo carinhosamente ao nosso convite, a ex-presidente da CAIXA, colega aposentada e para sempre amiga Rita Serrano nos brindou com sua cativante presença! Ela reforçou o valor histórico da luta por uma CAIXA 100% PÚBLICA e nos encantou com algumas histórias de bastidores...
Isto certamente daria um livro! E pode ter certeza que queremos em nossas estantes, Rita!




Painel: Perspectivas para o Penhor na CAIXA
O painel contou com representantes da Caixa Econômica Federal, que apresentaram uma análise dos principais problemas, melhorias que já foram feitas e perspectivas sobre o futuro do Penhor, de forma descontraída. O debate foi marcado por intervenções objetivas da plateia.
Em continuidade aos contatos internos (PF TALKS), recebemos a reiteração de que a atual gestão tem bons olhos sobre o Penhor, sobre seu papel na empresa e traz muitas ideias de como tornar este produto mais que centenário ainda mais relevante para o século XXI e a era digital.






Cerimônia de Posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Representantes Estaduais
Durante a noite, foi realizada a cerimônia de posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Representantes Estaduais da ANACEF para o mandato 2025-2028. A chapa única obteve 98,73% dos votos e empossou Michele Maria Venzo como presidente, ao lado de Fernanda Tamarozi Bernardes (vice-presidente) e demais integrantes da gestão.
A mesa foi composta pela presidente, representando a Diretoria, por Esther Xavier Pedro, a segunda mais votada, representando o Conselho Fiscal, e por Carla Kanashiro Levada, a mais votada no Estado de São Paulo entre os Representantes Estaduais.



A posse também foi prestigiada por representantes das entidades parceiras: FENEAC, AudiCaixa, Advocef, Social Caixa, ANEAC, FENAG e ONG Moradia e Cidadania; advogados do Escritório CCM representando a ANBERR e representantes da CAIXA.




Homenagens e reconhecimento
O encontro também prestou homenagens a colegas que se destacaram no exercício de suas funções e pela dedicação à luta coletiva dos Avaliadores de Penhor.
A primeira homenagem foi à Elisa Neves da Costa e Renata de Souza Chaves Fróes, que tiveram atuações relevantes desde o início da ANACEF e na elaboração do estatuto da entidade. Ambas estiveram presentes e atuantes durante todos esses anos, ao lado de João Ramalho, nosso eterno presidente.


Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a força-tarefa de limpeza realizada durante as enchentes no Rio Grande do Sul, que contou com a atuação de 54 Avaliadores de todo o país. Diversos participantes do evento foram convidados ao palco para receber o reconhecimento público.


Em nome da CAIXA, Antônio Pacheco, da GENPF homenageou os colegas Éverton Araújo Pires e Renê Perdigão Carvalho por seus serviços prestados ao longo de mais de 35 anos de Penhor.

Encerramento do primeiro dia e confraternização
O primeiro dia de ENAV encerrou-se em clima de integração, com confraternização e coquetel oferecido no restaurante do hotel. O evento reafirmou a importância da união da categoria e abriu caminho para novas iniciativas e formações futuras.



Fotos: Leonardo Savaris
Segundo dia: Construção colaborativa da pauta dos Avaliadores
Na manhã do domingo, os colegas se reuniram novamente para revisar e construir a pauta de reivindicações dos Avaliadores, em 8 blocos de interesse:
Capacitação
Condições de trabalho
Melhoria do sistema
Plano de carreira
Avaliação e precificação
Segurança e prevenção de fraudes
Atendimento e relacionamento com clientes
Ambiente do Penhor




Fotos: Cinara Assênsio
Os colegas trocaram ideias e debateram, com intervenções pertinentes e plurais. A pauta foi encaminhada para confecção pela Diretoria, de acordo com os termos construídos pelos colegas. A ideia é que seja finalizada e encaminhada nos próximos dias à CAIXA. Foram encerrados os trabalhos, com distribuição de brindes e celebração de nossos encontros e reencontros!
Se ficou gostinho de “QUERO MAIS!”? Certamente! Mas 2028 está logo ali e com este sucesso estrondoso, estamos certos que faremos um encontro ainda melhor!
Muito bom fortalecer nossa categoria e ao mesmo tempo poder conhecer colegas de todos os cantos do país!