top of page
  • Foto do escritoranacef

Nota Pública



A Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef) acompanha com apreensão o movimento, já exposto pela imprensa nacional e articulado pelo “centrão”, que pretende fazer uso político da empresa pública através da substituição da Presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, após apenas seis meses de gestão.


Rita foi escolhida pelo Presidente Lula por seu histórico comprometimento com a Caixa e com o movimento dos empregados, e tem entre seus compromissos o combate ao assédio moral e sexual e a defesa do caráter 100% público do banco. É empregada da Caixa desde 1989, tendo sido eleita representante dos empregados no Conselho de Administração em 2014 e reeleita, com mais de 90% dos votos. Na presidência, vem desenvolvendo ações com o objetivo de qualificar a prestação de serviços à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do País.


A Caixa, suas trabalhadoras e seus trabalhadores viveram recentemente uma gestão de terror, com gravíssimos episódios de assédio moral e sexual, amplamente divulgados pela imprensa, que tiveram como protagonista o então presidente da instituição, Pedro Guimarães. No momento em que a Caixa busca se recuperar, sob a liderança da Rita, destes terríveis e inaceitáveis episódios, sua demissão, para nomeação de um presidente indicado pelo centrão, sem qualquer compromisso com o combate à cultura organizacional institucionalizada pela gestão anterior, irá expor o banco e a população brasileira a risco inaceitável, inclusive interrompendo importantes projetos em andamento.


A Caixa deve ser fortalecida para que possa trabalhar cada vez mais como banco social e do povo, pela habitação popular, saneamento básico, combate à fome, desenvolvimento social. Por isso, a ANACEF manifesta apoio à permanência de Maria Rita Serrano na presidência da Caixa e repudia o movimento oportunista e carguista que busca derrubá-la, em contraposição aos interesses da categoria, da instituição e do povo brasileiro.

448 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Edital 01/2024 A Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (ANACEF), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 07.001.021/0001-70, com sede na rua Re

1 Comment


Inaceitável, essa decisão de retirar Rita Serrano pra dar a função pro mesmo que governou no governo Dilma,sem um pouco de consideração pela empresa e pelos empregados caixa, época de PLR foi a pior de todos os tempos,nunca ninguém recebeu 200,00 reias em pior governo que foi Pedro Guimarães.Absurdo e sem nenhuma consideração pelo meu voto,de esperança de ter a oportunidade de ver essa empresa ser respeitada .

Like
bottom of page